sábado, 24 de maio de 2008

Pseudo-gravidez

Olá,

Agora que terminou o meu cio, o meu dono e eu, andámos preocupados com a minha próxima pseudo-gravidez que ocorrerá, aproximadamente, daqui a 60 dias.

A pseudo-gravidez, comumente chamada de gravidez psicológica, caracteriza-se por um estado em que as cadelas desenvolvem todos os sintomas de uma gravidez mesmo sem ter ocorrido fecundação.

Para vos ajudar a perceber melhor esta temática, transcrevo o seguinte texto.

"A gravidez psicológica, também conhecida como pseudociese, pseudogestação ou falsa prenhes, é um problema relativamente comum em cadelas. Geralmente os sinais desta alteração fisiológica e psicológica ocorrem passados 60 dias do último cio de uma cadela não coberta ou não fecundada, ou seja, passado o cio, a cadela não gestante desenvolverá todos ou alguns dos sintomas clínicos de uma gestação, tais como: inquietação, aumento abdominal, crescimento das mamas e produção de leite, alterações comportamentais e alimentares, instinto maternal com adoção de objetos inanimados (bolas de borracha, bichos de pelúcia ou borracha) e construção de ninhos.

A pseudogestação nas cadelas é um tema muito estudado e discutido por diversos pesquisadores, apesar disso, existem ainda muitas controvérsias sobre o assunto e o mecanismo preciso de desenvolvimento desta afecção não é totalmente conhecido. Alguns defendem inclusive que não se trata de um processo patológico e sim fisiológico, pois em cães selvagens, onde prevalece o comportamento de matilha, as cadelas dominadoras transferem seus filhotes para as dominadas, que mesmo sem estarem gestantes ou com crias desenvolvem a pseudogestação e adotam os filhotes para elas transferidos.

A maioria das fêmeas com sintomatologia de falsa gestação retorna ao seu comportamento normal após 4 semanas sem necessidade de tratamento. Esse tempo pode se prolongar, e eventuais problemas de mastite podem acontecer, caso ocorram estímulos, como sucção das mamas pela própria cadela ou por outros animais e adoção de objetos inanimados como filhotes. Nestes casos, a melhor forma de tratar o problema, será retirando o estímulo, fazendo uma restrição alimentar, diminuindo a quantidade de água e alimento, para que haja uma diminuição da produção de leite, além disto, em casos mais persistentes o veterinário poderá utilizar medicamentos não hormonais, para que haja a paralisação da produção de leite.

As cadelas que freqüentemente desenvolvem a gravidez psicológica aumentam consideravelmente o risco de desenvolver tumores de mama, infecção uterina e cistos ovarianos. Nestes casos é indicado a histerectomia (castração) da cadela como medida preventiva para evitarmos futuros problemas de saúde no animal."


Fonte: Correio dos bichos

Até à próxima...

1 comentário:

KTM disse...

a expor assim a vida privada da rapariga??? ai se ela sabe...

se quiseres tratar desse assunto o guga tá sempre disponivel. hehe