sábado, 10 de maio de 2008

O ciclo reprodutivo

Olá...

Este dias tenho andado num estado que vulgarmente conhecido como cio.

E para vos esclarecer um pouco sobre este tema, resolvi transcrever-vos o texto abaixo.

"Embora com alguma variabilidade, especialmente entre raças, em média as cadelas atingem a maturidade sexual aos seis meses de idade, ou seja manifestam nesta idade o primeiro cio. No entanto, lembre-se que as cadelas não devem ser cobertas tão precocemente, já que não completaram ainda o seu crescimento e isso poderia comprometê-lo, bem como à sua via reprodutiva posterior. Idealmente poderão ser cobertas a partir do terceiro cio. O intervalo entre cios, embora também variável é de cerca de seis meses.
O ciclo reprodutivo pode ser dividido em quatro fases, o proestro (em que os machos são atraídos mas a cobrição é recusada pela fêmea), o estro (em que a fêmea aceita o macho), o metaestro (abrange a gestação, parto e lactação nas fêmeas em que a cobrição teve êxito) e o anestro (período de repouso sexual).

Os indícios mais evidentes da aproximação do período fértil são a tumefacção da vulva e um corrimento sanguinolento. O cio dura cerca de 15 a 20 dias. Durante o cio não existe qualquer restrição relativamente a banhos. Os principais cuidados a ter referem-se aos passeios do animal durante este período fértil, já que todos as precauções são poucas.

No início do cio o comportamento da cadela altera-se, ficando geralmente mais dócil e mais activa. A congestão da vulva é seguida de um corrimento seroso e em seguida sanguinolento. Normalmente as fêmeas estão receptivas à cobrição sete dias depois do início do corrimento sanguinolento. Nesta altura, caso pretenda que a sua cadela fique gestante, bastará normalmente juntá-la com o macho. De uma forma geral, são as fêmeas que se deslocam ao “território” dos machos, embora isto não seja imprescindível a uma reprodução com êxito. Deverá deixar os animais juntos durante alguns dias para aumentar as probabilidades de êxito. O ideal é repetir o acasalamento 2 ou 3 vezes com um intervalo de 24 horas."


Fonte: VetPermutadora

Até uma próxima...